quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O que acontece quando soluçamos?

Pequenas irritações podem ocasionar os espasmos do diafragma

Foto: Dreamstime
Sabe aquele soluço chato que nos incomoda ao comer, conversar e até pensar? Apesar de as crises serem passageiras, os espasmos do diafragma são desagradáveis e mexem com todo o nosso corpo. Quer saber como? Veja o que acontece quando soluçamos, de acordo com informações do cirurgião do aparelho digestivo Evandro Pinheiro e do clínico geral Gilberto Katayama, ambos de São Paulo.

Como começa?

O diafragma é um grande músculo que auxilia na respiração, além de separar o tórax do abdômen. Quando inspiramos, o músculo se move para baixo; quando expiramos, vai para cima. Quem controla o movimento e a sensação do diafragma são os nervos frênicos. Qualquer tipo de irritação que esses nervos sofram pode ocasionar os espasmos, contrações abruptas, no diafragma, descontrolando todo o seu movimento natural. A pessoa passa a inspirar de forma rápida e curta, e a respiração é interrompida pelo fechamento da nossa epiglote, válvula que evita a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestivo. Justamente por causa desse fechamento repentino da válvula, o ar entra com dificuldade para os pulmões, produzindo o som característico dos soluços.

Que tipos de irritações induzem os espasmos?

- Distensão do estômago, provocada pela ingestão de grande quantidade de alimentos, de pimentas, de refrigerantes, ou pela deglutição de ar.

- Fumar e/ou tomar bebidas alcoólicas em excesso.

- Mudanças bruscas de temperatura dentro ou fora do seu estômago, como uma noite muito fria ou uma bebida muito quente.

- Ansiedade, estresse, emoções fortes (como choque) e entusiasmo (gargalhadas).

Algumas medidas caseiras para conter o soluço repentino

De acordo com o gastroenterologista Ricardo Fittipaldi, a maioria das crises de soluço podem durar apenas alguns minutos e regridem espontaneamente. Se você não quiser esperar o incômodo passar sozinho, existem alguns tratamentos caseiros, não prejudiciais à sua saúde. Vale a pena tentar.

- Prender a respiração por alguns segundos.

- Comer um miolo de pão.

- Chupar uma fatia de limão.

- Beber rapidamente um copo de água gelada.

- Levar um susto.

- Erguer os joelhos até o peito e inclinar-se sobre eles.

Agora que você já sabe da onde os soluços veem e como eles podem ir embora, passe esses ensinamentos aos seus filhos que não entendem muito bem como o corpo deles funciona, podendo ficar assustados quando os barulhinhos aparecem. Aliás, dar um pequeno susto neles para aliviar os espasmos do diafragma pode se tornar uma divertida brincadeira, no final das contas.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua do Pernambucano, s/nº - Campo Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3155-8419

Tecnologia do Blogger.